+ 56 9 98575663

contato@reservasaraya.com

+ 56 9 98575663

contato@reservasaraya.com

CONHEÇA MAIS DOS LIKAN ANTAI: O POVO ATACAMEÑO

Compartilhe esse post com alguém ♥

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email

Quando a gente fala que o Atacama é uma terra mágica, não tem como duvidar. Um povo que chegou aqui a 500 anos a.C., tem uma cultura e modo de vida riquíssimos, tudo isso em pleno deserto:

  • são um povo agricultor e fazendeiro, mesmo em um ambiente árido e com pouca água. Elaboraram um sistema artificial de irrigação e plantavam os alimentos em terraços, como uns degraus. Você vai ver quando passar pelo povoado de Socaire. Pode avisar o guía pra te mostrar.
  • plantavam feijão, abóboras, batatas, milho, quínoa.- e criavam as lindas lhamas, que dá pra ver de pertinho na Caravana Ancestral.
  • eram ótimos com os metais e a cerâmica, que também era usada para fins religiosos, e desenhavam gravuras com motivos antropormórficos e geométricos nos vasos. – a língua que falavam era o Kunza, que não tinha nada a ver com as outras línguas vizinhas, como o quechua ou aymara.
  • depois da invasão dos espanhóis, o Kunza foi proibido de ser falado e quem descumpria essa ordem tinha a língua cortada.
  • tinham uma profunda interação com a natureza e faziam cultos a Paatcha, o espírito da Terra.
  • também faziam cerimônias com devoção aos rios, vulcões, lagoas, a fauna local.
  • San Pedro era a terra dos xamãs, que faziam rituais com o uso de plantas alucinógenas para curar as pessoas e com fins mágico religiosos, para se conectarem com as divindades.

Muitas dessas tradições ainda são mantidas e algunas se modificaram com o passar do tempo.

Não é a toa que quem visita o Atacama, volta diferente pra casa.

Vem viver o deserto!

Nos envie uma mensagem

tire suas duvidas sobre nossos tours

Uncategorized

A ORIGEM DA QUINOA – UMA LENDA ANDINA

Dizem que, antigamente, os povos andinos podiam falar com as estrelas! Durante a temporada de colheita de milho, uma família percebeu que estavam sendo roubados.

Uncategorized

ERVAS LOCAIS: UMA FARMÁCIA NOS ANDES

Sabia que, há séculos atrás, um curandeiro, que vivia ao lado da igreja de San Pedro, tratava as pessoas com ervas locais?!  A sabedoria ancestral